Agora que já estamos em Teresina, vamos atualizar o site. Esperem por uma enxurrada de posts. Vou falar sobre nossa visita aos Lençóis Maranhenses...
Resolvemos ir de carona com o Eduardo e o Jonas para Barreirinhas (ponto de partida para os Lençóis) devido ao temor de ter que passar de moto por bancos areia. Sabemos muito bem que nossas motos são muito ruins em terrenos arenosos e acidentados, né Milena? A preocupação foi exagerada, pois a estrada para Barreirinhas está muito boa. Tome sempre muito cuidado com animais na pista, muito frequentes nas estradas do interior do Maranhão. A estrada para Barreirinhas não é uma exceção a regra.
Em Barreirinhas você tem praticamente 2 passeios mais populares e mais em conta para fazer. O passeio de barco pelo rio Preguiça (bastante elogiado pelos Maranhenses, mas não deu tempo de fazer) e o passeio pelas dunas. Dica: deixe para contratar o passeio em Barreinhas. Nada de agendar por telefone. A concorrência na cidade é muito grande e você vai conseguir um passeio pelas dunas por R$35,00 por cabeça. Acredito que o ideal é fazer o passeio de barco pela manhã e o das dunas pela tarde (sai 14h e volta ao pôr do sol).
Não custa dizer que Barreirinhas é uma bela cidadezinha, com restaurantes agradáveis e preços não tão caros.
Contratamos uma Toyota Bandeirante para nos levar até a entrada do Parque Nacional. Vale lembrar que a Toyota Bandeirante é uma lenda que infelizmente não é mais fabricada. As Toyotas de Barreirinhas são novinhas e reformadas. A trilha pelos vilarejos até a entrada do parque é uma curtição!
O IBAMA não permite a partir de certo ponto a entrada de veículos. Leve consigo uma garrafinha de 600 ml de água, acredito ser o suficiente (bebidas alcóolicas são barradas pelo IBAMA).
As dunas são um paraíso. No meio da areia se formam algumas lagoas de água doce com a água da chuva, onde você pode tomar um banho. Algumas chegam a ter mais de 4 metros de profundidade em algumas épocas do ano. O vento sopra forte o tempo todo mandando areia para todo lado. Recomendável uso de óculos e tomar bastante cuidado com sua câmera digital (a nossa nunca mais foi a mesma desde então). Chegamos a fazer mais alguns vídeos das dunas: corrida idiota e Lagoa do Peixe.
Voltamos com o sol se pondo. As Toyotas voltam todas ao mesmo tempo em uma espécie de corrida. Ao chegar na balsa os motoristas ficam se gabando de conhecer o melhor caminho e contando como fizeram determinanda curva ou ultrapassagem. Nossa Toyota chegou por último. Estranhamente a Toyota que chegou primeiro foi uma que tinha uma faixa lateral com as cores da Alemenha (sério).
Jantamos em um bom restaurante à beira do Rio Preguiça e cometemos 2 equívocos logo em seguida. Voltamos para São Luís à noite. Não faça isso, porque tem muitos animais na estrada e estranhamente, o povo do interior, principalmente as crianças, ficam brincando/namorando no meio da estrada no escuro! O outro erro foi não abastecer em Barreirinhas antes de sair. Não existem postos na maior parte do caminho e quando você encontrar um, ele provavelmente vai estar fechado. Com sorte achamos um posto que fechava as 23h (eram 22:50) quando o ponteiro de combustível já estava colado a um bom tempo. Sorte de vez em quando ajuda.