Praga de mãe é foda... quando estavamos saindo de Pará de Minas, minha mãe falou: vocês quase não dormiram, vão ficar muito cansados! Não deu outra. Nosso primeiro dia em Jacaraípe foi quase nulo. Mal conseguia andar de tanto sono.
O dia seguinte já foi diferente. Fomos a praia de Manguinhos com o André para saborear o que de acordo com ele é o melhor pastel de camarão que ele já comeu (se é realmente bom isso eu nunca vou saber, já que não gosto destas coisas).
No caminho, passamos por uma atração cultural local: o ateliê bem incomum do artista plástico local Neusso. Uma casa feita pedras e madeira com uma árvore ao centro que é o pilar de sustentação da estrutura (de fato não é, sustenta apenas parte do telhado, pelos meus cálculos). O artista expões diversas obras em madeira no estilo expressionista (os críticos de arte que me corrijam).
Ainda fazendo um tour pela região, seguimos para Vitória, capital que curiosamente não é a maior cidade do estado. É menor que Guarapari, Serra e Vila Velha (cidades que a circundam). O que acontece é que Vitória é uma ilha e como Florianópolis, não consegue crescer a não ser verticalmente. Uma bela cidade, muito limpa e organizada na parte em que visitamos.
Interessante em Vitória é poder andar lado a lado com os navios. Existe uma rua litorânea que passa ao lado do porto. Podemos ver os navios enormes deixando seus containers recheados de produtos chineses bem de perto.
Uma estrutura chama bastante atenção na cidade. A ponte que liga
Vitória a Vila Velha. Segue algumas curiosidades sobre a ponte:
- É a segunda maior ponte do Brasil e a 42a. do mundo, com 3.339
metros.
- Seu vão mais alto tem 87 metros.
- Demorou 11 anos para ser construída.
- A ponte
encurta o caminho Vitória - Vila Velha em 18Km.
- O pedágio para atravessar a ponte custa R$ 0,75 para motos.
Passando pela lendária ponte, fomos dar um rolé em Vila Velha que estava morta por causa do carnaval. Diversos bares estavam fechados. O jeito, para não perder a viagem foi dar um pulo no shopping para comer uma comida japonesa e assistir um filme: Borat (recomendo).
Voltamos para Jacaraípe e a canseira bateu novamente. Saímos um pouco para ver o movimento na rua (meio fraco) e voltamos para casa lá pelas 04AM esgotados. Milton e André ainda tiveram disposição para jogar uma partida de xadrez (André ganhou).