Sem orientação segura, o negócio foi pegar a 101 até chegar na linha verde, uns 60km após Aracaju, após Estância/SE. No trevo pra pegar a linha verde lixei o peito de aço da minha moto numa lombada formada pela deformação do asfalto da BR, chegou a desengrenar a marcha.

Apesar do mal-início, a passagem pela estrada foi extremamente agradável. O pavimento estava muito bom, alguns trechos tinham três faixas, o acostamento era bem amplo e o tráfego pequeno. As várias curvas do percurso não deixavam a viagem ficar cansativa. A paisagem era um show a parte, com vegetação passando de coquerais a pinheiros e mata atlântica, com bois e cavalinhos no meio pra enfeitar.

Linha Verde - divisa Sergipe/Bahia
1 Linha Verde - divisa Sergipe/Bahia
Linha Verde - área de
pinheiros Linha Verde - viação bunda no posto do pastel
gigante Linha Verde - admirando os adesivos dos vários
motoclubes
Com tempo de sobra pra chegar em Salvador, paramos na Costa do Sauípe pra tentar conhecer o lugar. Só tentar mesmo, já que cobravam 50 pila pra passar da recepção. Nem podia ir de moto, tinha que pegar o micro-ônibus. Tomamos o rumo em direção a saída pra continuar a viagem.
Costa Sauípe - pagando de gatão na recepção do
lugar Costa Sauípe - barrados na
portaria
Frustados pela dificuldade em conhecer o reduto da nata social, o negócio foi visitar rapidamente a Praia do Forte. O acesso é paralelepípedo, porém plenamente trafegável. Lá passeamos pelo museu da baleia jubarte, tirando fotos com a ossada de baleia e placas informativas. Dois refrigerantes e umas respiradas profundas depois, recuperamos a animação pra encarar o sol escaldante e completar o pedacinho de viagem que restava.
Praia do Forte - museu jubarte, placa explicativa
1 Praia do Forte - museu jubarte, ossada da
baleia Praia do Forte - museu jubarte, placa explicativa

Mais pra frente a rodovia passa a se chamar Estrada do Côco e é pedagiada. O trecho inteiro estava tão bem cuidado que nem nos importamos em pagar os R$ 2,20 cobrados pra moto.

Nossa estadia em Salvador não foi em Salvador, hehehe. Ficamos em Lauro de Freitas/BA, na casa dos pais do Eduardo, que já estava a um dia com o Jonas nos esperando. Após uma saudosa comidinha caseira de primeira, saímos pra visitar alguns pontos turísticos da capital baiana.

Salvador é gigantesca. Assusta mesmo o tanto que se anda pra conseguir chegar nos lugares, sem falar nas colossais fundações do metrô elevado que está sendo construído, parece coisa de filme futurístico.

Rumamos para o pelourinho, pra conhecer as praças principais e algumas igrejas. Aliás, o que não falta na cidade é igreja, uma mais antiga que a outra, com muita história pra contar. Na região do pelourinho, as construções são apertadas umas as outras, formando becos onde só se passa a pé. Todos os prédios antigos abandonados abrigam mendigos e carentes, portanto não fique de bobeira nesses cantos, principalmente a noite e desacompanhado.

Claro que visitamos o famoso Elevador Lacerda, que cobra cincão no transporte por pessoa. Cinco centavos, é claro.

Salvador - Catedral (parece que tem um bispo importante morando
ali) Salvador - fonte escura na frente da
catedral

Salvador - placa da Igreja de São
Francisco Salvador - Igreja de São Francisco, no
pelourinho Salvador - placa da igreja da terceira
ordem Salvador - igreja da terceira ordem, ao lado da de São
Francisco
Salvador - banquinha do preto véio, rapé mais famoso da
região Salvador - praça na frente do elevador
Lacerda

Salvador - Elevador Lacerda visto por
cima Salvador - elevador Lacerda visto por
baixo
Na volta pra casa, evitamos o engarrafamento causado pelo Festival de Verão. O bicho pegou nessa festa, pena não termos tido tempo pra aproveitá-la melhor.

Não posso terminar esse post sem agradecer ao Eduardo e sua família, que nos acolheram com muito requinte e descontração em sua casa. O paranaense e o mineiro aqui agradecem! Contem com a gente quando precisarem de alguma assistência em nossas terras.
Lauro de Freitas - Milton trabalhando madrugada adentro pra
atualizar o
blog Lauro de Freitas - Eduardo fascinado pelo seu novo notebook, já com
wireless
habilitado Lauro de Freitas - tem 3 nerds nessa foto, consegue
encontrá-los?

Sexta-feira, dia 26 é dia de ver até onde chegamos com nossas máquinas. A idéia é tentar fazer mais de mil quilômetros pra chegar em Governador Valadares/MG. Julgando pelo horário dessa postagem, a chance de ficarmos em Vitória da Conquista/BA é grande :-P