Quem já foi multado sabe como é ruim a situação. Vou contar um caso que aconteceu com um amigo de um amigo meu... desses que você escuta pelas estradas. James estava indo para a praia com seu colega Ailton e por algum motivo bizarro, estava com o farol da moto apagado. Seu colega Ailton passou tranqüilamente pelo posto policial, James foi parado por causa da infração (motos devem sempre estar com o farol ligado, mesmo de dia com o sol rachando, como manda a lei). O policial já foi logo o alertando do fato. James achou que seria apenas advertido e iria prosseguir viagem, feliz pelo fato de ser alertado pelo atento policial, que o salvou do perigo de dirigir uma moto sob o incandescente sol do nordeste com o farol apagado.

A situação ficou estranha quando o guarda o chamou pra dentro do posto policial para conversar. James se surpreendeu quando o guarda lhe mostrou no código de trânsito que farol apagado de dia era uma falta gravíssima e teria sua carteira de motorista apreendida, além de perder 7 pontos. O transtorno seria ter que enfrentar a temida burocracia da República das Bananas para recuperar sua carteira (suspensão do direito de dirigir de 1 a 12 meses mais um curso de reciclagem no Detran) e arrumar alguém habilitado para conduzir sua querida moto ou pagar um reboque para um local seguro. Seria o fim da viagem para James, que ficaria sem poder dirigir motos na melhor das hipóteses, por 2 meses.

Não demorou muito para o policial lhe cantar:

  • Sabe como é... não quero atrapalhar seu passeio. E estamos na hora do almoço. Você pode contribuir com o almoço do policial.

Vinte reais a menos e James segue viagem indignado. O policial ainda perguntou se James estava feliz, que, de cabeça baixa, concordou com o oficial. James iria preferir pagar a multa se sua carteira não fosse apreendida. Leis de trânsito severas e um policial corrupto que se aproveitou da situação. O que deveria ser uma medida educativa se torna um meio de extorção de dinheiro dos cidadãos, disse James.

Fiz uma pesquisa sobre o caso de James e cheguei a seguinte conclusão:

  • Dirigir moto como farol apagado de dia é equivalente a dirigir uma moto em uma roda em uma rodovia.
  • Ironicamente, o deputado Cabo Júlio achou a punição abusiva em 2004 e propôs a mudança da lei.
  • Anos depois, a proposta de mudança da lei já está quase aprovada de acordo com este texto. A nova lei diz que é gravíssimo andar com o farol apagado à noite e médio andar com o farol apagado de dia.
  • Provavelmente se fosse multado, a multa não chegaria para James, que vem de uma terra longínqua, não conveniada com os órgãos públicos reponsáveis por multas em outros estados.

A história de James seria trágica se fosse verdadeira. Eu ficaria muito decepcionado com o Brasil se algo assim acontecesse no dia a dia.



comments powered by Disqus